O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em reunião com governadores nesta sexta-feira (27), que o BNDES voltará a ser um banco de desenvolvimento e ajudará os estados.
Para isso, Lula avaliou que o banco precisa ter “paciência e competência” para emprestar dinheiro aos governadores que buscam concluir obras primordiais aos estados.
“O dinheiro que o BNDES captar tem que ser repartido com pequenas, médias e grandes empresas, com governadores e prefeitos dependendo da qualidade e importância das obras”, acrescentou Lula.
Leia Mais
Deputados debatem declaração de Lula sobre impechament de 2016 ser “golpe”
Lula se reúne hoje com governadores para tratar da relação com estados e municípios
Prates defende que Petrobras cresça e seja locomotiva do desenvolvimento do país
O petista ainda sinalizou que o Banco do Nordeste também deve auxiliar os governadores que necessitarem de recursos.
“Nós vamos garantir que o Banco do Nordeste volte a emprestar dinheiro para os governadores se eles estiverem com as contas equilibradas e possam fazer dívidas”, disse.
O presidente reiterou que seu governo estará de portas abertas para os governadores que o quiserem consultá-lo. “Eu não quero chegar num estado e ter o governador como inimigo. Em cada estado que eu for, irei visitar o gabinete do governador”, completou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em BNDES voltará a ser banco de desenvolvimento e pode ajudar governadores, diz Lula no site CNN Brasil.