A nova estação, o outono, teve início às 00h06 desta quarta-feira (20) e se estenderá até 20 de junho. Em Brasília, a característica marcante desse período será a diminuição gradativa das chuvas, que se tornarão cada vez menos frequentes ao longo dos próximos meses
Tchau, verão🌞 ! Bem-vindo, outono 🍁!
A transição do verão para o outono ocorreu na madrugada desta quarta-feira (20), às 00h06, marcando a entrada de uma nova estação no Distrito Federal. Com essa mudança, os dias quentes e chuvosos dão lugar a dias mais secos e com temperaturas mais amenas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas tendem a diminuir gradativamente até a chegada do inverno, em 20 de junho, quando se inicia o período de seca em Brasília.
Os meteorologistas do Inmet afirmam que, embora as temperaturas possam ficar acima da média, ainda há possibilidade de dias frios. Em abril, a previsão é de que as temperaturas máximas atinjam 26°C, enquanto as mínimas podem chegar a 16°C.
O outono no hemisfério sul é marcado pelo Equinócio de outono, quando o dia e a noite têm a mesma duração. À medida que os meses avançam, os dias gradualmente se tornam mais curtos.
Essa estação é caracterizada por temperaturas mais amenas e pela troca de folhas das árvores sazonais, que se preparam para o inverno, a estação mais fria do ano.