Para quem busca diversão neste fim de semana, a agenda cultural está bem variada, com direito ao show Cazuza in Concert – uma homenagem ao poeta do rock –, um bate-papo sobre obras indígenas no Museu Nacional da República (MuN) e os últimos dias para conferir a exposição Identidades Ameaçadas, de autoria da jornalista Franca Vilarinho, no Complexo Cultural de Planaltina.
Na programação do festival ‘Brasil Futuro – as formas da democracia’, artistas indígenas participarão, neste sábado (28), de bate-papo sobre suas telas, fotos e, também, as de outros expositores | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
No MuN, dentro da programação do festival Brasil Futuro – as formas da democracia, este sábado (28) será dia de um bate-papo sobre a Arte indígena nordestina e acervos. Os artistas indígenas e nordestinos Aislan Pankararu e Yacunã Tuxá conversarão com os visitantes sobre suas telas, fotos e, também, as de outros expositores.
Um deles é originário da aldeia Pankararu, no sertão pernambucano. Já o outro faz parte do povo tuxá, que vive próximo à cidade baiana de Ibotirama. “É preciso entender que a cultura indígena não está restrita ao Amazonas ou ao Pará, por exemplo. Temos muitos indígenas pelo Nordeste também”, diz o coordenador de produção do festival, Rafa Reche.
“E os artistas vão falar um pouco da arte indígena contemporânea, fazer um resgate histórico do Brasil. Será bem interessante e ficamos felizes, pois conseguimos reunir tanto o Aislã quanto o Yacunã no mesmo dia aqui no museu”, complementa. A entrada é franca.
Na Concha Acústica, o show ‘Cazuza in Concert’, neste sábado, terá banda cover acompanhada pela Orquestra Sinfônica do Conservatório de Música e Artes de Brasília | Foto: Divulgação
O tradicional show Cazuza in Concert terá como endereço a Concha Acústica, também neste sábado (28). Pela primeira vez, a banda cover que toca as músicas do ex-vocalista do Barão Vermelho será acompanhada pela Orquestra Sinfônica do Conservatório de Música e Artes de Brasília. A apresentação é gratuita.
O filme ‘Valentina’, de Cássio Pereira dos Santos, será exibido até 1º de fevereiro no Cine Brasília em memória do diretor, falecido em 2022 | Foto: Leonardo Feliciano/Divulgação
Para quem prefere um bom filme, o Cine Brasília traz na programação o filme Valentina, em memória do cineasta Cássio Pereira dos Santos. Falecido em 2022, ele se formou em cursos pela Universidade de Brasília, no Centro Cultural Renato Russo e em outras escolas da sétima arte no DF. Valentina traz a vivência de uma adolescente trans que, após sofrer inúmeras violências de gênero em sua cidade e escola, se muda com a mãe para um município do interior. Uma instigante história.
Serviço:
Bate-papo sobre a Arte indígena nordestina e acervos – Festival Brasil Futuro
Local: Museu Nacional da República (MuN)
Sábado (28), às 15h
Entrada Franca
Show Cazuza in Concert
Local: Concha Acústica de Brasília
Sábado (28), às 20h
Entrada gratuita.
*Os ingressos devem ser retirados no app Sympla
Exposição Identidades Ameaçadas
Local: Complexo Cultural de Planaltina
Até domingo (30) . Visitação das 9h às 12h e das 14h às 17h
Entrada Franca
Cine Brasília
Filme: Valentina, de Cássio Pereira dos Santos
De 27 janeiro a 1º fevereiro – sempre às 14h
Classificação indicativa: 18 anos
Confira a programação completa.
Ingressos na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com.
The post Confira a programação cultural deste fim de semana no DF appeared first on Agência Brasília.