Nessa terça (8), a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (CORF/PCDF), deflagrou a Operação Promitto, voltada à repressão ao golpe do empréstimo consignado.
Foram cumpridos seis Mandados de Busca e Apreensão nas residências dos investigados, sendo também determinado pela Justiça bloqueio de valores nas contas da empresa e do seu proprietário. Os investigados foram indiciados por estelionato e associação criminosa.
De acordo com as investigações, que correram ao longo dos últimos dois meses, o grupo buscava pessoas que já tinham empréstimos consignados contratados e ofereciam novos empréstimos, com juros supostamente mais baixos, a fim de que quitassem o primeiro
e, assim, reduzissem o tamanho da dívida.
No entanto, após todos os trâmites e liberação do dinheiro, os criminosos não repassavam os valores, e as vítimas acabavam ficando com duas dívidas no nome. O prejuízo causado às vítimas gira em torno de R$ 270 mil.
Na ação, que contou com efetivo de mais de 40 policiais civis, não houve prisões. Os agentes recolheram documentos nos endereços dos mandados, que poderão subsidiar ainda mais o inquérito em andamento.
O post DF: Grupo criminoso caçava vítimas com empréstimos consignados abertos para extorqui-las apareceu primeiro em Mais Brasília.