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Guia estimula servidores a cuidar da saúde mental

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) elaborou um guia para estimular os servidores a cuidar da saúde mental. O documento Janeiro Branco: a vida pede equilíbrio foi elaborado pela Assessoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (ASQVT) como forma de divulgar estratégias de apoio na busca pela promoção da saúde mental.

Projeto Intervenção em Crise e Promoção de Cultura de Paz busca auxiliar o professor e a comunidade escolar no enfrentamento da violência vivenciada no ambiente escolar | Foto: Álvaro Henrique/Ascom SEEDF

O guia faz referência à campanha Janeiro Branco, concebida para buscar chamar a atenção para a saúde mental das pessoas. Janeiro foi o mês escolhido para conscientização sobre a temática tendo em vista que, no início do ano, as pessoas têm a sensação de recomeço. A escolha da cor branca é uma referência ao papel em branco, onde se pode escrever uma nova história.

A publicação tem a intenção de auxiliar a identificar sinais de risco e propor ações de prevenção, além de fornecer canais de ajuda.

O documento também fala dos projetos desenvolvidos para a qualidade de vida do servidor da SEEDF, como o projeto Intervenção em Crise e Promoção de Cultura de Paz, que busca auxiliar o professor e a comunidade escolar no enfrentamento dos eventos traumáticos relacionados às situações de violência vivenciadas no ambiente escolar; o projeto Autocuidado e Saúde: Escuta Sensível e Vivências de Cantoterapia, que visa a valorização, motivação, integração e troca de experiências com foco no bem-estar dos servidores; e o projeto Gerenciamento de Estresse, que tem o objetivo de auxiliar no autocuidado e na prevenção ao estresse.

A ASQVT tem a competência de realizar ações com vistas à promoção do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho e desenvolve, durante o ano, diversos projetos com orientações relacionadas aos riscos e cargas que afetam a saúde no contexto do trabalho, proporcionando a reflexão de estratégias que possam ser utilizadas para enfrentar os desafios da rotina e os transtornos/sofrimentos mentais relacionados à ocupação laboral.

*Com informações da Secretaria de Educação

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