Ferramenta foi criada pela SES-DF em parceria com o Instituto Aplicado de Seleção e Pesquisa. Ideia é ajudar a população no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti
A inteligência artificial “Manu” foi desenvolvida para facilitar o acesso a informações e serviços relacionados à dengue. Por meio do site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), os usuários podem encontrar orientações sobre onde buscar atendimento para sintomas da doença, fazer denúncias sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e localizar os endereços dos pontos de vacinação.
Acesse a Manu diretamente pelo link http://manudengue.saude.df.gov.br/. A plataforma oferece perguntas pré-programadas e permite até o envio de fotos de locais suspeitos, que são encaminhadas diretamente para a vigilância ambiental. Além disso, oferece downloads de jogos educativos e apresentações em 3D do mosquito Aedes aegypti.
A criação da Manu faz parte das diversas iniciativas da Secretaria de Saúde para combater a dengue, incluindo investimentos em insumos para os locais de atendimento, ações de mobilização local, veículos de “fumacê” e reforço das equipes de vigilância ambiental.
Embora não substitua a triagem realizada pelos profissionais da SES-DF, a Manu ajuda a identificar sintomas da dengue e sinais de agravamento, com uma linguagem simples e visual humanizado. Seu uso também visa alcançar os jovens, que estão mais familiarizados com tecnologias digitais.
Por trás do funcionamento da Manu, há uma equipe multidisciplinar responsável por alimentar a inteligência artificial com dados da Secretaria de Saúde, incluindo locais de vacinação e atendimento, e manter atualizados os protocolos de atendimento à doença.
Redação: Bruno Marzuq.