O novo advogado-geral da União, Jorge Messias, se reuniu nesta quarta-feira (4) com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e temas como harmonia entre os poderes, cooperação e derrubada de sigilos foram conversados.
“Foi uma visita de cortesia para apresentar a nova equipe que vai estar à frente da atuação e reafirmar o compromisso de uma agenda firme de redução das controversas, redução de litígio, ampliar a agenda de conciliação perante o Supremo”, disse Messias.
O ministro também disse que informou à ministra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a AGU estão à disposição “para atuar fortemente na promoção da harmonia entre os poderes e a ministra ficou feliz com essa mensagem que nós trouxemos aqui hoje e esse é o espírito do trabalho que nós vamos desenvolver no próximo período”.
Leia mais
Com Lula, “Bessias” pode se tornar ministro da AGU
AGU cria procuradoria para enfrentar desinformação sobre políticas públicas
Líder do MST e Dilma Rousseff comparecem à posse de Jorge Messias na Advocacia-Geral da União
“Fortalecer a cooperação entre o Poder Judiciário e discutimos redução de litígios, conflitos. Não tratamos de processos específico”, afirmou.
Sobre a criação da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, o novo AGU disse que o órgão vai adotar medidas de resposta contra desinformação em prol da eficácia das políticas públicas.
“Essa agenda está em processo de regulamentação. O decreto foi publicado nessa semana e nós estamos empenhados nele nesse momento de internamente discutir o processo para saber como atuará a procuradoria”, disse.
Sobre a retirada dos 100 anos de sigilo, o ministro disse à ministra que vai atuar em conjunto e cooperação com a controladoria para oferecer a melhor solução jurídica sobre as questões que foram apresentadas pela Controladoria-Geral da União (CGU). “A liderança desse processo está a cargo da CGU e vamos dar o apoio que for necessário”, afirmou.
Procurado, o STF afirmou que na reunião, que durou cerca de uma hora, foi tratado sobre a necessidade da cooperação entre as instituições, a atuação concertada com o Centro de Soluções Alternativas de Litígios (Cesal) do STF, a ampliação da conciliação e a colaboração em temas complexos e estruturais.
No encontro, o ministro da AGU presenteou a ministra com um livro de poesia de Adélia Prado e recebeu de presente da ministra Rosa uma edição especial da Constituição.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Novo AGU se reúne com Rosa Weber e diz que haverá cooperação e harmonia com o STF no site CNN Brasil.