Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomará posse neste domingo (1º) como o 39º presidente do Brasil. A cerimônia acontece em Brasília, no Distrito Federal (DF).
Dentre os momentos marcantes da posse de um presidente da República está o discurso, que é realizado no Parlatório do Palácio do Planalto, na frente da Praça dos Três Poderes.
De maneira genérica, um Parlatório é um local em prédios públicos, uma espécie de púlpito, onde autoridades discursam.
Leia mais
Novo governo testará segurança presidencial compartilhada entre PF e GSI, diz Dino à CNN
Fios bordados a ouro e diamantes: veja curiosidades sobre a faixa presidencial
Haddad anuncia Tatiana Rosito e Fernanda Santiago para equipe econômica
Na sede do Poder Executivo brasileiro, o Parlatório fica situado à direita da entrada principal e é utilizado em raras ocasiões, como na inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960.
A primeira vez que o púlpito foi utilizado na posse de um Presidente da República foi em 1º de fevereiro de 1961, quando Jânio Quadros recebeu a faixa de Juscelino Kubitschek.
Desde então, o discurso para a população na Praça dos Três Poderes virou tradição. Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, o próprio Lula, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro foram alguns presidentes que foram ao Parlatório no dia de sua posse.
Esta será a terceira vez que Lula discursa no Palácio do Planalto, após ter assumido o cargo de presidente da República em 2003 e 2007.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Saiba o que é o Parlatório do Planalto, usado pela primeira vez por JK em 1961 no site CNN Brasil.