A Polícia Federal (PF) prendeu ao menos cinco pessoas dos 11 alvos de mandados de prisão na terceira fase da Operação Lesa Pátria, que tem como alvos pessoas suspeitas de envolvimento com os atos criminosos em Brasília do dia 8 de janeiro.
A CNN conseguiu confirmar a identidade de quatro suspeitos presos nesta sexta-feira.
Em Santa Catarina, foi presa a bolsonarista Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza. Em vídeos, ela foi flagrada depredando prédios públicos. Ela já tinha sido presa outra vez por tráfico.
Já no estado do Paraná, foi preso o empresário Claudio Mazzia.
Em Minas gerais, foram efetuadas duas prisões: Eduardo Antunes Barcelos, da cidade de Cataguases, e Marcelo Eberle Motta, de Juiz de Fora.
Leia mais:
PF cumpre mandados contra envolvidos nos atos criminosos em Brasília; 5 são presos
PF confirma prisão de homem que pegou a Constituição durante atos criminosos
PF e MP prendem 11 em operação contra grupo que movimentou R$ 100 milhões com tráfico e lavagem de dinheiro
Os policiais também cumprem 27 mandados de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina (1), Distrito Federal (4), Rio de Janeiro (9), Paraná (1), Espírito Santo (8) e Minas Gerais (4).
Os investigados pelas autoridades são acusados dos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, segundo a PF.
O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), se pronunciou sobre a operação no Twitter: “A autoridade da lei é maior do que os extremistas.”
Também pela rede social, o interventor na Segurança Pública do Distrito Federal (DF), Ricardo Cappelli, respondeu ao ministro: “A lei será cumprida.”
Operação Lesa Pátria
A operação cuja terceira fase está sendo realizada pela PF nesta sexta foi deflagrada exatamente há uma semana, com o intuito de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos criminosos de 8 de janeiro em Brasília
Inicialmente, os policiais foram às ruas para cumprir oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em todo o país.
A Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas. A PF disponibiliza o e-mail denuncia8janeiro@.pf.gov.br para receber denúncias sobre os participantes dos atos criminosos.
O agente afirmou que não querem que “essa gente durma tranquila”, fazendo das ações um trabalho permanente.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja quem são os presos em nova fase de operação da PF por atos criminosos em Brasília no site CNN Brasil.