A série sobre o Corredor Eixo Oeste, uma iniciativa da Secretaria de Obras voltada para as redes sociais, chega à quinta publicação contando um pouco mais sobre o Túnel de Taguatinga. Considerada a maior obra viária do Distrito Federal na atualidade, a passagem subterrânea tomou o lugar da antiga Avenida Central. E promete transformar a vida dos mais de 137 mil motoristas que diariamente passam pelo centro da cidade.
A antiga Avenida Central de Taguatinga se transforma no complexo viário que inclui o Túnel de Taguatinga, as vias marginais e as pistas do boulevard nas quais circularão os ônibus do BRT | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
O túnel fará a ligação entre a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e a Avenida Elmo Serejo. Pela passagem subterrânea, motoristas a caminho de outras regiões administrativas vão encontrar trânsito livre. Nas marginais que ladeiam o complexo viário, ficarão concentrados os veículos que circulam pelas áreas comercial e residencial do centro da cidade. Já no piso superior do Túnel de Taguatinga, apenas o BRT poderá transitar.
As pistas do boulevard vão ganhar um revestimento apropriado para aguentar o grande peso dos ônibus, com vida útil três vezes maior do que a do asfalto convencional. Serão 14.960 m² de pavimento de concreto. Além disso, o piso superior da passagem receberá ciclovia, estacionamentos e paisagismo. O valor investido no complexo viário é de R$ 275.744.558,87.
Arte: Secretaria de Obras
“O Túnel de Taguatinga foi construído para dar fluidez ao trânsito, retirando do centro da cidade aqueles veículos que estão somente de passagem”, comenta o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “O boulevard, por sua vez, tem a finalidade de receber as pessoas que querem acessar o comércio seja para compras, seja para trabalhar. Queremos fortalecer o comércio na região.”
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O Corredor Eixo Oeste foi idealizado para permitir que a viagem entre o Sol Nascente e a área central do Plano Piloto dure apenas 30 minutos. Ele passará pelas avenidas Hélio Prates e Comercial Norte, pelo centro de Taguatinga e pela EPTG, onde vai se desmembrar em dois: um lado vai para a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e outro para a Estrada Setor Policial Militar (ESPM).
Quer conhecer mais sobre o Corredor Eixo Oeste? Você pode conferir a série no Instagram e no Facebook da Secretaria de Obras.
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