O Governo do Distrito Federal (GDF) pretende conhecimento sobre agricultura a mais de 135 mil pessoas durante esta AgroBrasília 2023. Essa é a expectativa de público para o evento que ocorre entre os dias 23 e 27 deste mês, com entrada gratuita, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado no km 5 da BR-251, a 70 km de Brasília.
Organizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a feira concentra-se em novas tecnologias e negócios para empreendedores rurais.
Além do Banco de Brasília (BRB), patrocinador master da feira, a iniciativa reúne a Secretaria de Agricultura (Seagri), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e a Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). Juntas, essas instituições são responsáveis pelas políticas públicas e ações do governo no campo, área correspondente a 70% de todo território do Distrito Federal.
“Temos crescido muito no agronegócio, o que é muito importante, porque temos uma grande região agrícola”, ressalta o governador Ibaneis Rocha.
Atualmente, a capital federal movimenta por ano mais de 1,2 milhão de toneladas de alimentos pelas mãos de 18 mil produtores rurais. Só com hortaliças, foram 238 mil toneladas em 2022, enquanto a safra de grãos alcançou 974 mil no mesmo ano. A tecnologia e o conhecimento acerca dessa produção estarão presentes na feira, com expectativa de reunir 550 expositores.
Líder rural no DF
Do total de negócios que vão ser fechados na feira, o BRB espera atender cerca de 40%, o que corresponde a mais de R$ 1,8 bilhão movimentados durante o evento. O banco é líder na área rural e aumentou o crédito em 202% entre 2018 e 2022.
“O agro é um dos setores da atividade econômica mais importantes do DF, não só por esse cinturão verde que temos no entorno da cidade, mas pelo próprio PAD-DF e a proximidade que temos com toda a Ride [Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno]”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. “O BRB é hoje líder no financiamento à agricultura familiar, ao micro e ao pequeno produtor rural, e a AgroBrasília é quem mais caracteriza, que resume por toda a história do PAD-DF, a importância do agro.”
Nos últimos dez anos, a AgroBrasília praticamente dobrou de público – passando de 77 mil visitantes para 125 mil em 2022 – e viu o volume de negócios saltar de R$ 400 milhões para R$ 4,6 bilhões, no ano passado. A quantidade de expositores também subiu de 370, em 2012, para 520. em 2022.
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