As farmacêuticas apresentam novas substâncias como ainda mais eficazes do que os medicamentos já existentes no mercado para o tratamento da perda de peso.
Ozempic, Victoza e Mounjaro são apenas alguns dos medicamentos originalmente utilizados para tratar a diabetes tipo 2, que agora também estão sendo empregados para ajudar na perda de peso. Com as farmacêuticas buscando constantemente drogas mais eficazes no combate à obesidade, há perspectivas de moléculas ainda mais eficientes do que as primeiras formulações disponíveis.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025, estima-se que 2,3 bilhões de adultos em todo o mundo estarão acima do peso, com 700 milhões deles sofrendo de obesidade. Diante desse cenário, medicamentos que promovem a perda de peso estão se tornando cada vez mais populares.
Uma das substâncias mais recentemente anunciadas é a amicretina. Assim como a semaglutida (Ozempic e Wegovy), a liraglutida (Victoza e Saxenda) e a tirzepatida (Mounjaro), todas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a amicretina simula a ação de hormônios naturais no corpo humano, regulando o apetite e proporcionando uma sensação maior de saciedade.
Redação: Bruno Marzuq.