O Corinthians sofreu, mais uma vez, com falhas na defesa. Em quatro rodadas do Campeonato Paulista, o clube teve dificuldades em três jogos, apresentando uma formação frágil na zaga e permitindo diversos ataques.
O técnico Fernando Lázaro optou por fazer um revezamento entre três zagueiros até aqui. Mas, apesar da rotatividade, a transição do modelo de jogo de Vítor Pereira ainda não encaixou.
Na estreia do Timão, contra o Red Bull Bragantino, Gil e Balbuena foram os titulares, porém não deram conta da responsabilidade. Na derrota por 1 a 0, o zagueiro paraguaio, principalmente, deixou a desejar, não conseguindo acompanhar os lances e aparentando certa lentidão quando era necessário marcar rápidos atacantes.
No compromisso seguinte, o Corinthians construiu um placar elástico de 3 a 0 diante do Água Santa, mas sofreu do mesmo problema. O goleiro Cássio, que teve atuação de alto desempenho no primeiro jogo, foi pouco acionado e eficaz. No entanto, Balbuena, que desta vez estava ao lado de Bruno Méndez, voltou a decepcionar.
O defensor perdeu algumas bolas e falhou no lance mais perigoso do adversário. Aos 16 minutos do primeiro tempo, após falta cobrada por Róger Guedes e desvio pela barreira, Júnior Todinho chutou forte, sem sucesso, para tentar descontar.
Com os erros apresentados, Lázaro optou por deixar Balbuena no banco de reservas contra a Inter de Limeira, duelo que não saiu do 0 a 0. No gramado, o Corinthians fez seu jogo mais sólido defensivamente em 2023.
Com Bruno Méndez e Gil na titularidade, o time pouco sofreu com falhas e segurou o empate. Pelos lados, Rafael Ramos não correspondeu à altura na direita. Já do lado oposto, Matheus Bidu foi regular e superior ofensivamente.
Na última terça-feira, Fernando Lázaro integrou Balbuena novamente entre os 11 iniciais, na companhia de Gil. Com apenas um minuto no marcador, o Guarani abriu os trabalhos com Bruninho. Diogo Matheus tabelou com Bruno Michel, que cruzou para o meia-atacante, livre na área, finalizar e estufar as redes.
As principais ocorrências vistas no gol foram uma mudança de marcação em zona, usada anteriormente por VP, para uma referência de encaixe no setor, preferência do atual treinador.
Apesar de sair atrás, o Corinthians reverteu o placar e somou mais três pontos no Campeonato Paulista. Róger Guedes empatou e Fábio Santos virou a partida.
Com o resultado, o Alvinegro foi para a liderança do grupo C do Estadual, com agora sete pontos. O próximo compromisso do Timão será no próximo domingo, no clássico contra o São Paulo, às 18h30 (de Brasília), no Morumbi.
O post De VP para Lázaro: transição de modelo de jogo vira problema para o Corinthians na defesa apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.