O governador reeleito Romeu Zema (NOVO) e o vice-governador Mateus Simões tomaram posse na manhã deste domingo (1º) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O evento, que estava previsto para começar as 9h atrasou e teve início às 9h30. Antes mesmo da cerimônia começar, Romeu Zema fez um pronunciamento para a imprensa e agradeceu aos eleitores e aos dez partidos que o apoiaram na reeleição. Zema também citou a importância da adesão ao regime de recuperação fiscal para o equilíbrio das contas do governo.
Após a fala, o governador e vice atravessaram o corredor dos Dragões da Inconfidência, foram recepcionados pela banda do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e por uma comissão de deputados que os conduziu para o Plenário da ALMG.
Na abertura da cerimônia foi feito um minuto de silêncio em homenagem a Pele. No discurso, Romeu Zema expressou o desejo de estreitar relações com os deputados estaduais, presentes na cerimônia, juntamente com prefeitos, vereadores, secretários de Estado, políticos e autoridades.
Leia Mais
Lula deve desfilar sem colete em carro aberto, apesar de recomendações de segurança
Eduardo Leite toma posse como governador do Rio Grande do Sul
Cláudio Castro toma posse de novo mandato como governador do Rio de Janeiro
“Após arrumar a casa e colocar o trem de Minas de novo nos trilhos, estamos prontos para fazer essa locomotiva acelerar. Com a experiência adquirida, agora em um cenário mais positivo de equilíbrio fiscal, meu compromisso é o de fazer nesses próximos quatro anos um governo muito melhor que o primeiro”, ressaltou Romeu Zema em seu pronunciamento na mesa do plenário da ALMG.
Às 11h, Romeu Zema chegou ao Palácio das Artes em BH onde participou da cerimônia de recondução de novo mandato. Logo na chegada ao foyer do Palácio das Artes, ele passou em revista a Guarda de Honra formada por cadetes da Polícia Militar de Minas Gerais e seguiu para o palco principal para dar início a cerimônia e a mais um discurso.
Lembrando que Romeu Zema foi reeleito governador de Minas no primeiro turno das eleições, com 6.094.136 votos (56,18% dos válidos).
Ele e Professor Mateus foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), no dia 19 de dezembro de 2022. A diplomação os habilitou a assumirem e exercerem os respectivos mandatos eletivos.
Ao todo, 15 governadores foram eleitos no 1º turno e 12 venceram somente na segunda etapa do pleito. Na eleição de 2022, 18 governadores foram reeleitos, número que supera a média registrada nas demais eleições desde a redemocratização.
Esta é a última vez que presidente e governadores vão tomar posse no dia 1º. A partir da eleição de 2026, a posse passa acontecer no dia 6 de janeiro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Em posse de novo mandato, Zema cita compromisso com fiscal e fala em estreitar relações com deputados no site CNN Brasil.