Início Brasília Justiça do DF invalida depoimentos de vítimas e absolve dono de bar...

Justiça do DF invalida depoimentos de vítimas e absolve dono de bar acusado de estupros

0

A 3ª Turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal tornou inválido dois dos depoimentos de 12 mulheres que  Gabriel Ferreira Mesquita de estupro e absolveu o réu em dois dos três processos a que responde por abuso sexual. Gabriel é dono do bar Bambambã, localizado na quadra 408 da Asa Norte.

Em agosto de 2022, ele foi condenado a seis anos de prisão em regime semiaberto. Apesar das decisões, cabe recurso em ambos os casos.

Em decisão da última sexta-feira (26), os desembargadores Demétrius Gomes Cavalcanti, Nilsoni de Freitas Custodio e Jansen Fialho de Almeida alegam que “os elementos que constam nos autos” não são suficientes para “uma condenação criminal”.

“Verifica-se que os elementos de convicção dos autos não demonstraram, de forma robusta e inconteste, que o réu praticou sexo anal com a vítima, constrangendo-a, mediante violência ou grave ameaça. Além disso [não há provas] de que o réu tivesse a inteira compreensão de que a vítima passou a se opor de forma séria àquilo que ele fazia, não restando caracterizado, portanto, o dolo. Impondo-se, assim, a sua absolvição por atipicidade da conduta”, declararam os magistrados.

Segundo os julgadores, o fato de a vítima não ter conseguido reagir ao suposto estupro, o acusado poderia não ter “a inteira compreensão de que ela passou a se opor àquilo que ele fazia”: “Embora possa ter sido doloroso para ela, não constitui delito”.

Para os magistrados, houve também uma troca de mensagens entre suposta vítima e abusador, com objetivo de marcar novos encontros. E esta mensagem influenciou na decisão contrária à denúncia de estupro.

Em entrevista ao Metrópoles, a assistente de acusação e advogada da vítima, Manuela Paes Landim, disse que nunca ter visto um posicionamento como o dos magistrado em 10 anos de carreira.

“Jamais vi uma pena alta baixar para absolvição unânime em um caso tão grave. Recorreremos a todas as instâncias superiores em todos os processos e não desistiremos até que justiça seja feita. Chega a ser estapafúrdia a sentença”, desabafou.

 

O post Justiça do DF invalida depoimentos de vítimas e absolve dono de bar acusado de estupros apareceu primeiro em Mais Brasília.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile