Início Política Ministério traz indígenas para alto escalão do governo, diz Sonia Guajajara

Ministério traz indígenas para alto escalão do governo, diz Sonia Guajajara

0

Sonia Guajajara declarou, nesta sexta-feira (30), em entrevista à CNN, que o Ministério dos Povos Indígenas, que futuramente chefiará, trará a população originária para o alto escalão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“É importante ter um ministério, porque traz os indígenas para esse alto escalão do governo. Traz a pauta indígena para a centralidade do debate público. Assim como também é um reconhecimento dessa presença indígena no Brasil que sempre foi ignorada”, afirmou Guajajara.

“O ministério hoje assume uma posição de começar uma reparação histórica da invisibilidade e da negação de direitos com os povos indígenas. Além da gente ter essa possibilidade de fazer essa discussão direta interministerial e articular com o presidente as pautas indígenas, tanto no âmbito nacional, quanto internacional”, continuou.

Joênia Wapichana aceita convite de Lula para ser presidente da Funai

Deputado Marcelo Freixo será presidente da Embratur

“Vejo a partida de Bolsonaro para os EUA como uma covardia”, diz Casagrande

Fundação Nacional do Índio (Funai) sairá do Ministério da Justiça e Segurança Pública e será alocada no Ministério dos Povos Indígenas. A deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) aceitou também nesta sexta-feira o convite de Lula para ser presidente do órgão.

Segundo a futura presidente da Funai, a entidade “nesses anos foi bastante desmantelada e sucateada, houve muita falta de investimentos.”

Suas prioridades são: a demarcação e o combate à invasão de terras indígenas, com a entrada de garimpeiros em Roraima e no Paraná.

“[A prioridade é] principalmente a questão de fazer que o direito à terra esteja na mão dos povos indígenas”, finalizou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministério traz indígenas para alto escalão do governo, diz Sonia Guajajara no site CNN Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile