O Programa da Farmácia Popular recolheu cerca de 489 mil absorventes. Para se beneficiar do programa, a pessoa precisa ter entre 10 e 49 anos e estar cadastrada no Cadastro Único(CadÚnico).
No período de janeiro a março deste ano, o Programa Dignidade Menstrual distribuiu 489 mil absorventes no Distrito Federal. Um total de 12 mil pessoas que menstruam foram beneficiadas com o insumo. Esses dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, responsável por fornecer o material para a população de baixa renda.
Os absorventes podem ser retirados em qualquer farmácia credenciada no Programa Farmácia Popular. Para ser elegível, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e ter entre 10 e 49 anos. Além disso, a renda mensal deve ser de até R$ 218, e o beneficiário deve ser estudante de baixa renda da rede pública ou estar em situação de rua.
Cada pessoa tem direito a receber 40 unidades de absorventes higiênicos para utilizar durante dois ciclos menstruais, o que equivale a um período de 56 dias.
No momento da retirada dos insumos, é necessário apresentar um documento com foto, o número do CPF e a autorização do Programa Dignidade Menstrual, que pode ser digital ou impressa, gerada pelo aplicativo ou site do Meu SUS Digital.
O processo de cadastro na plataforma pode ser acessado neste link.
O Programa Dignidade Menstrual foi lançado em 17 de janeiro de 2024 e já beneficiou mais de 1,1 milhão de mulheres em todo o Brasil, distribuindo um total de 43,6 milhões de absorventes. Essa iniciativa faz parte da política de dignidade menstrual adotada pelo governo federal em 8 de março do ano passado, no Dia Internacional da Mulher.