O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) toma posse na manhã desta quarta-feira (4) como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A cerimônia ocorre no Palácio do Planalto, sede do governo federal.
Antigo adversário político e ex-filiado ao PSDB, Alckmin foi escolhido como vice-presidente com o objetivo acenar a setores do mercado e da sociedade que tinham dificuldade em aceitar o petista.
Durante os trabalhos da equipe de transição, Lula havia afirmado que Alckmin estava fora de cogitação na disputa por um ministério.
Porém, com a recusa de alguns nomes para assumir a pasta de Indústria e Comércio, o novo governo voltou atrás e o indicou para o cargo. Um dos que declinaram do convite foi o empresário Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Além de Alckmin, Marina Silva (Rede) assume hoje o Ministério do Meio Ambiente, pasta da qual já foi titular durante gestões anteriores de Lula.
Já a ex-jogadora de vôlei Ana Moser tomou posse, mais cedo, do Ministério do Esporte, que foi recriado pelo petista.
Clique aqui para ver os nomes de todos os ministros do terceiro governo de Lula.
*Publicado por Marcelo Tuvuca
Este conteúdo foi originalmente publicado em Com presença de Lula, Alckmin toma posse como ministro do novo governo no site CNN Brasil.