Imagens mostram o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegando em Orlando na noite de sexta-feira por volta das 22h10 (no horário local). Bolsonaro e sua comitiva foram filmados na frente da casa do ex-lutador de MMA José Aldo. O presidente deve ficar no país até o final de janeiro.
O atual mandatário utilizou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e partiu da Base Aérea Militar de Brasília com destino aos Estados Unidos. Ele foi acompanhado de assessores e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
“Estou em voo, volto em breve”, disse Bolsonaro à CNN antes de partir. Na terça-feira, o presidente havia negado que viajaria aos EUA na quarta-feira (28). No entanto, não havia confirmado se viajaria para o exterior em outra data.
Leia mais
Ano Novo: países celebram chegada de 2023; veja imagens
Funeral de Bento XVI será presidido pelo Papa Francisco em 5 de janeiro
Entenda quais são as regras para a cerimônia de posse presidencial
Em publicação no Diário Oficial da União, a Presidência da República oficializou permissão para que oito assessores e assistentes pudessem se afastar do país durante o próximo mês para “realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente”.
Segundo o decreto, o atual chefe de Governo deve ficar ausente do Brasil até dia 30 de janeiro — o que significa que não estará presente na cerimônia de posse para transmitir a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No retorno, por não ocupar mais o posto de presidente, Bolsonaro deverá embarcar em voo particular ou comercial.
Passagem da faixa presidencial
Com a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) para os Estados Unidos, ele não passará a faixa presidencial para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia de posse do dia 1º de janeiro.
Com as sinalizações feitas pelo vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS) de que também não participará da cerimônia de transmissão da faixa presidencial, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia alternativas para a solenidade oficial.
Segundo relatos feitos à CNN por dirigentes petistas, a equipe do governo de transição considera que o símbolo da Presidência da República pode ser entregue de três formas diferentes.
(Publicado por Ingrid Alfaya)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Imagens mostram Bolsonaro chegando na casa de José Aldo, em Orlando no site CNN Brasil.