O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou, nesta quarta-feira (04), o Palácio da Alvorada pela primeira vez depois que foi eleito para o terceiro mandato.
Ele estava acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja; de assessores e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
O objetivo da visita foi verificar as condições da residência oficial, que precisa passar por reforma e troca da mobília antes da mudança.
Leia Mais
Em posse como ministro, Alckmin promete lealdade e dedicação a Lula
Rosa Weber agradece a Dino oferecimento da PF para investigar ameaças a ministro
Após alinhamento na era Bolsonaro, Itamaraty critica Israel por visita em área de disputa
O espaço também está passando por avaliação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que incluí, por exemplo, o rastreamento anti escutas.
Segundo apurou a CNN, durante a visita ao Alvorada, a equipe de Janja também tirou medidas para propor novo layout de alguns espaços palacianos, sobretudo com o aproveitamento de obras de arte que nos últimos quatro anos ficaram guardadas num depósito da Granja do Torto.
Antes de ser empossado, Lula já havia visitado a residência de campo da Presidência.
Na ocasião, chegou-se a ser discutida a possibilidade de uso do local antes mesmo da posse. Mas assessores acharam melhor manter os despachos do presidente num hotel na região central de Brasília.
Tanto a Granja, quanto o palácio da Alvorada começaram a ser desocupados em dezembro.
No primeiro caso, o então ministro Paulo Guedes, que ocupava a Granja do Torno, entregou as chaves no dia 16. Já a mudança de Jair Bolsonaro (PL) só foi concluída na última semana do mês, quando o então mandatário viajou para os Estados Unidos, no dia 30.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Janja quer novo layout de móveis no Palácio da Alvorada e equipe tira medidas no site CNN Brasil.