Exclusivo

Bate papo com Lú ( Banca do milho ) em Vicente Pires DF

Se você está em busca de um lugar único...

Polêmicas, quase título e traição: veja a retrospectiva do Corinthians em 2022

O Corinthians termina o ano de 2022 de forma melancólica. O clube, assim como o torcedor, foi “apunhalado” pelas costas com a negociação entre seu ex-técnico, Vítor Pereira, e o Flamengo, e tem dois reforços anunciados para 2023 até agora.

No entanto, para se fazer um balanço da temporada, é necessário rebobinar a fita, voltando ao mês um do calendário.

Demissão de Sylvinho e sucesso de interino

Sylvinho permaneceu no comando do clube em 2022 mesmo após a falta de apoio da torcida e resultados aquém do esperado.

Ele realizou toda a pré-temporada, mas acabou demitido após apenas três jogos do Campeonato Paulista – o desligamento aconteceu depois da derrota para o Santos, por 2 a 1, de virada, na Arena, no dia 3 de fevereiro.

Sylvinho não tinha aceitação de parte da torcida. (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Sylvinho, que havia chegado em maio de 2021, deixou o comando do Timão com 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas em 43 jogos, o que lhe rendeu um aproveitamento de 48%.

Com isso, Fernando Lázaro acabou assumindo interinamente enquanto a diretoria negociava um nome de peso, de preferência estrangeiro.

O interino comandou a equipe em cinco oportunidades, com um aproveitamento de quase 87% – quatro vitórias e um empate.

Esses jogos aconteceram no período de cerca de 20 dias, quando, enfim, o clube anunciou a contratação do português Vítor Pereira, que se despediu de seu país natal já com o apoio da torcida alvinegra que mora na Europa.

A (polêmica) era VP

Assim que chegou, Vítor Pereira percebeu diversas diferenças entre o futebol brasileiro e o do resto do mundo, principalmente no quesito “calendário”, que foi tema de discussão de longas (e sinceras) entrevistas coletivas.

Ele estreou em um Majestoso, com derrota para o São Paulo por 1 a 0, no Morumbi, mas depois venceu a Ponte Preta de goleada. O jogo seguinte foi um novo clássico, mas contra o Palmeiras, novamente com revés, por 2 a 1.

Este, inclusive, foi um marco negativo de seu período à frente do time: em 11 jogos deste calibre, ele teve apenas duas vitórias, ambas contra o Santos, uma nas oitavas da Copa do Brasil e outra no Campeonato Brasileiro. O restante se divide entre três empates e seis derrotas.

Quando questionado sobre isso em alguns momentos, perdeu a paciência e citou uma situação extrema no comando do Fenerbahçe. “Vão dizer a mim que não sei o que é um Derby? Eu já saí em um tanque de guerra de um Derby, na Turquia!”, falou irritado.

Aliás, polêmicas não faltaram em sua passagem, seja essa já mencionada, quando disse que queria treinar o Liverpool (depois se desculpou) ou quando expôs seu relacionamento com o atacante Róger Guedes em alguns momentos.

Ainda, VP questionou o repórter se sabia quanto tinha de dinheiro no banco – a pergunta era se ele se sentia ameaçado no cargo após uma nova derrota em clássico.

“Você deve estar brincando comigo, cara. Eu, nesta fase da minha vida, da minha carreira, ter medo de perder emprego? Sabe quanto dinheiro eu tenho no banco, amigo? Eu tenho a vida estabilizada, não preciso… Estou aqui no Corinthians, se não for no Corinthians é em outro clube qualquer. E quando eu quiser”, disparou.

Novamente, o treinador utilizou as primeiras palavras da coletiva seguinte para explicar melhor o que havia dito.

No total, foram 64 jogos, 26 vitórias, 21 empates e 17 derrotas, com um aproveitamento inferior a 52%. Os resultados renderam ao clube o quarto lugar do Brasileirão e o vice da Copa do Brasil, além da queda nas quartas da Libertadores.

Quase título

Diferentemente do que muitos poderiam pensar no início da temporada, o Corinthians ficou muito perto de conquistar um título em 2022. A equipe eliminou Portuguesa-RJ, Santos, Atlético-GO e Fluminense para chegar à decisão da Copa do Brasil, contra o Flamengo.

Na partida de ida da final, as equipes empataram sem gols em Itaquera. Na volta, em um Maracanã lotado, o Fla abriu o marcador com Pedro, com apenas sete minutos de bola rolando. Porém, no final da segunda etapa, “à lá” Corinthians, Giuliano empatou.

Após Filipe Luís perder o primeiro pênalti, a pressão foi toda para os rubro-negros. Fagner e Mateus Vital, porém, desperdiçaram suas cobranças e o Fla sagrou-se campeão.

Algo a se comemorar, para além do vice, foi do ponto de vista financeiro: o clube embolsou, após todas as fases disputadas, R$ 41,8 milhões.

A punhalada

Quando chegou ao clube, VP fez um contrato de apenas uma temporada, como costuma fazer em outros desafios. Ele sempre deixou claro os esforços que o presidente Duilio Monteiro Alves fez para trazê-lo e sua identificação com a torcida.

No entanto, no segundo semestre deste ano, motivos pessoais poderiam fazê-lo não renovar seu vínculo. Por diversas vezes, o treinador falou sobre o problema de saúde de sua sogra, aparentemente irreversível, e que sua família precisava dele em Portugal.

Ele prometeu anunciar sua decisão antes do final do Campeonato Brasileiro, o que não aconteceu. Depois de ter necessitado cumprir suspensão, ele perdeu o último compromisso do time na competição e foi Duilio quem comunicou a sua saída.

VP fez uma postagem em seu Instagram reafirmando que sua saída era “unicamente por motivo familiar” e que “uma vez corintiano, corintiano sempre”. Ele, ainda, prometeu voltar a um motorista de aplicativo que viralizou. Nenhum jogador se despediu dele nas redes sociais.

Poucos dias depois, porém, ele e o Flamengo abriram negociações, o que causou extrema revolta da torcida. Logo após o Rubro-Negro comunicar um acordo (mas não acerto) com o português, o Corinthians marcou uma coletiva com seu presidente.

O Clube de Regatas do Flamengo informa que tem um acordo com o técnico Vítor Pereira para comandar o elenco profissional em 2023.#CRF pic.twitter.com/j1rne9LsNh

— Flamengo (@Flamengo) December 13, 2022

De forma curta e direta, o mandatário falou pela primeira vez após quase um mês de silêncio de todo o clube, afirmando se sentir traído e chamando o ex-”irmão” de mentiroso, isentando o Flamengo de qualquer crítica.

Início de um novo comando

Uma semana após a saída de VP, o Alvinegro anunciou a efetivação de Fernando Lázaro no cargo. Seu contrato vai até o final de 2023. Além dele, também foram contratados os auxiliares Thiago Larghi e Luciano Dias, além do preparador físico Flávio Oliveira.

Rodrigo Santana, que apareceu em atos antidemocráticos, acabou revoltando parte da Fiel e nem sequer assumiu o cargo de auxiliar – Dias entrou em seu lugar.

Até agora, o Corinthians anunciou dois reforços, o do atacante Ángel Romero, um velho conhecido, e Matheus Bidu, que jogou a Série B pelo Cruzeiro em 2022.

E a apresentação não podia ser diferente, teve selfie do Romero! #VaiCorinthians pic.twitter.com/kvT26nDirB

— Corinthians (@Corinthians) December 19, 2022

Reforços em campo

Em 2022, o Corinthians fez contratações pontuais, entre empréstimos e compras definitivas. Foram dez, ao todo:

Ivan, ex-Ponte Preta; Balbuena, do Dínamo de Moscou; Robson Bambu, do Nice; Rafael Ramos, ex-Santa Clara; Bruno Melo, do Fortaleza; Maycon, do Shakhtar Donetsk; Fausto Vera, ex-Argentinos Juniors; Paulinho, ex-Al Ahli; Yuri Alberto, do Zenit; e Júnior Moraes, ex-Shakhtar.

Os principais destaques foram Fausto Vera e Yuri Alberto, assim como Maycon, que acabou passando mais tempo que o esperado no departamento médico. Enquanto o primeiro já é do Timão, a dupla restante é desejo da diretoria.

Yuri Alberto tem contrato de empréstimo até junho de 2023, assim como Balbuena. Já Maycon tem vínculo apenas até este dia 31 de dezembro.

Por outro lado, é preciso destacar duas saídas um tanto quanto diferentes do clube: Jô, em junho, e Willian, em agosto.

2022 em números

72 jogos
31 vitórias
23 empates
18 derrotas
87 gols feitos
63 gos sofridos
Maior artilheiro: Róger Guedes (15 gols)
Maiores garçons: Fagner, Giuliano e Renato Augusto (7 cada)
Destaque: Cássio, 2º jogador que mais atuou pelo clube (o 1º entre goleiros), fez grande temporada

O post Polêmicas, quase título e traição: veja a retrospectiva do Corinthians em 2022 apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.

Últimas Notícias

Ferrari: Gabriel Leone mostra a força de brasileiros em Hollywood

Quando Ferrari, longa-metragem de Michael Mann que levou mais...

Forte nevasca na Califórnia fecha estradas e estações de esqui

As condições de nevasca continuaram a atingir o norte...

BBB 24: enquete aponta quem será eliminado após expulsão de Wanessa

Mais um Paredão formado no BBB 24 e, desta...

Nikki Haley vencerá as primárias de Washington, projeta CNN

A ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley vencerá...

Newsletter

spot_img

Não perca

Ferrari: Gabriel Leone mostra a força de brasileiros em Hollywood

Quando Ferrari, longa-metragem de Michael Mann que levou mais...

Forte nevasca na Califórnia fecha estradas e estações de esqui

As condições de nevasca continuaram a atingir o norte...

BBB 24: enquete aponta quem será eliminado após expulsão de Wanessa

Mais um Paredão formado no BBB 24 e, desta...

Nikki Haley vencerá as primárias de Washington, projeta CNN

A ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley vencerá...

Choque-Rei termina empatado e São Paulo corre risco de ficar fora das quartas

No clássico paulista deste domingo (3), São Paulo e...
spot_imgspot_img

Ferrari: Gabriel Leone mostra a força de brasileiros em Hollywood

Quando Ferrari, longa-metragem de Michael Mann que levou mais de 20 anos para ficar pronto, foi anunciado, um nome chamou a atenção do público...

Forte nevasca na Califórnia fecha estradas e estações de esqui

As condições de nevasca continuaram a atingir o norte da Califórnia no fim de semana, com ventos prejudiciais e forte queda de neve nos...

BBB 24: enquete aponta quem será eliminado após expulsão de Wanessa

Mais um Paredão formado no BBB 24 e, desta vez, Michel, Davi e Alane estão na berlinda. O resultado será divulgado nesta terça-feira (5/2),...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui