Início Brasília Governo Federal sinaliza mudanças na PMDF

Governo Federal sinaliza mudanças na PMDF

0

Na Última semana.  o Coronel Klepter Rosa depôs na CPI na Câmara Legislativa do DF sobre os atos antidemocráticos, e após vários pedidos de parlamentares ele apareceu, pois segundo fontes, seu protetor, Deputado Hermeto tentou de todas as maneiras impedir o seu depoimento. Isso porque se fala nos bastidores que o Deputado foi o motivo pelo qual o Cel Edvã teria sido substituído do então cargo de Subcomandante Geral pelo Rosa, que após o dia 08 de janeiro assumiu o Comando da Corporação.

No seu depoimento muito controverso, Rosa teria dito que o Departamento de Operações teria aberto a Esplanada dos Ministérios que estava Fechada, mas segundo buscamos no GDF, este órgão não tem competência para tal ato;  outra coisa foi o fato de imputar ao mesmo departamento a culpa dele, à época Subcomandante,  de ter decretado o famigerado sobreaviso (os PMs ficariam em casa) e não a prontidão, onde toda a tropa fica dentro do quartel preparado para atuar, fato que resultou no pouco efetivo e contribuiu para a invasão dos prédios públicos; ele tirou toda a sua responsabilidade e jogou para o Cel Paulo Ferreira, que em breve irá depor na mesma CPI.

Após uma rápida conversa nos bastidores do Governo Federal, o depoimento está contribuindo para que Rosa seja retirado do cargo de Comandante Geral, pois pode ser investigado devido às declarações confusas uma foto, onde ele aparece com vários oficiais apoiadores na campanha do Bolsonaro, vários integrantes, inclusive que estão envolvidos nos atos golpistas, pois a dúvida ficou mais forte sobre o envolvimento de PMs no favorecimento do desastre do dia 08 de janeiro.

Nessa foto aparece pessoas ligadas e que trabalharam diretamente com Bolsonaro conforme a lista abaixo:

  • Cel Andre Costa, ex- Chefe da Secom da Presidência da República
  • Cel Anderson Vilela, Secretário Especial Adjunto da Secom
  • Cel Marcio Cavalcante de Vasconcelos, Ex Comandante Geral da PMDF, Ex Subsecretário do Anderson Torres e também trabalhou na Presidência com o Bolsonaro
  • Cel Fabio Augusto Vieira, Ex Comandante Geral da PMDF, Ex Subsecretário da SSP, substituiu o Vasconcelos no cargo.
  • Cel Hercules Freitas, ex Subcomandante Geral da PMDF, retirado do cargo a pedido do Ministério público.
  • Cel Reginaldo de Sousa Leitão, Ex Chefe do Estado-Maior da PMDF e atualmente Chefe do Centro de Inteligência.
  • Cel Carlos Renato Machado Paim, Ex Secretário Nacional de Segurança Pública e ex Subchefe de Inteligência da PMDF
  • Cel Klepter Rosa, atual Comandante Geral da PMDF
  • Cel Edvã Souza, Ex Subcomandante Geral e atual Chefe do Comando de Trânsito da PMDF.

Após essa Lista,  nota-se que na campanha, Bolsonaro estava rodeado de Oficiais de altas patentes e os cargos mais importantes da PMDF.

 Fabio Augusto chegou a ser preso após os atos golpista de 08 de janeiro, está investigado e foi indiciado; Vasconcelos foi Ex Comandante Geral, saiu para se candidatar, foi um grande aliado do Ex Secretário de Segurança Pública do DF Anderson Tores, que foi preso no mesmo ato golpista do dia 08, atualmente trabalha em um cargo no GDF; Cel Hercules foi indicado para o cargo por um Deputado Distrital que apoiou Bolsonaro na Campanha das últimas eleições. Cel Fabio Augusto ex Comandante da PMDF, foi preso também devido aos atos golpistas; Cel Edvã foi escolhido pelo Fabio Augusto e depois foi retirado do cargo a pedido político, no dia do vandalismo do dia 08 de janeiro ele foi o responsável por escoltar os golpistas do acampamento para a esplanada, inclusive falou no microfone antes do deslocamento, fato muito estranho e controverso, ele deve ser chamado para depor na CPI.

O Cel Klepter foi o substituto do Edvã a pedido político, um parlamentar da PMDF. Ele era o subcomandante no dia dos atos golpistas, e  concedeu uma dispensa até hoje duvidosa ao Cel Naime na semana dos atos golpistas, estranhamente decretou o sobreaviso para a tropa ficar em casa, fato primordial para a invasão dos prédios públicos e o vandalismo, deve estar deixando o cargo em alguns dias. Cel Reginaldo é o Chefe do Centro de Inteligência, este também estava fora na semana dos atos de vandalismo do dia 08 de janeiro, assim como o Cel Naime, ele deve ser chamado para depor na CPI para entendermos melhor o que a Inteligência da PM fez e sabia sobre os atos já citados.

Estranhamente todos  os Coronéis da foto fazem parte da mesma turma, todos apoiaram, conforme a foto da campanha mostra e outra coincidência é que todos tinha ou tem cargos em destaque e de decisão na PMDF, uma grupo de amigos, que tinha pelo jeito ideais políticos semelhantes e muitos estão envolvidos e investigados diretamente na tentativa de golpe dos vândalos do dia 08 de janeiro, tais coincidência mostra muita estranheza, pois meses atrás havia sido ventilada a possível participação da PMDF e que agora voltou a tona após a publicação da foto com o Ex Presidente.

 O Governo Federal deve sinalizar nos próximos dias enquanto dos trabalhos da CPMI do Congresso Nacional a troca de todos que estão na foto para evitar maiores problemas, o próximo Comandante Geral de ser escolhido pelo Governador Ibaneis, mas antes deve ter uma anuência com o Governo Federal para evitar uma nova tragédia como a que aconteceu e ser uma pessoa que trabalhe para a Sociedade sem que tenha interferências políticas para evitar dissabores como uma foto tão comprometedora como essa.

O Governo Federal deve trabalhar em parceria com o Governo Distrital como deve ser feito, pois ambos dividem o nosso quadradinho, a Capital Federal.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile